Brasão de Campo do Brito



O desenho do brasão foi criado em 2013 por Sandro D’Jota (ex-secretário de cultura, esporte e lazer) com base nas pesquisas de Adalberto Fonseca (in memoria), dos Professores Wilson Augusto e Jorge Correa. O brasão foi vencedor em uma eleição realizada nas escolas com alunos e devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores de Campo do Brito. 

Com a aprovação do projeto todos os documentos referentes à administração municipal passaram a conter o novo símbolo que representa a história de Campo do Brito e mais recentemente se tornou a marca oficial da prefeitura.

Saiba o significado de cada parte que compõe o brasão: 

Coroa Mural em Prata ou Branco – A coroa mural, é o símbolo da emancipação política, e, em prata, com oito torres, das quais apenas cinco estão aparentes, que são reservadas às cidades. As portas abertas, proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Campo do Brito. 

O escudo redondo, ou ibérico – Era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores de nossa Pátria. O escudo é esquartelado. 

1º quartel – Na cor verde representando todas as pastagens. 

2º quartel – Contém quatro estrelas em preto, significando os municípios de Macambira, São Domingos, Pedra Mole e Pinhão, que foram emancipados de Campo do Brito, e portanto fazem parte da nossa história. 

3º quartel – Em branco representando a paz e no centro o mapa do município em amarelo, ao centro do mapa a figura histórica do BERRANTE em branco, pois na colonização de Campo do Brito o gado era criado de maneira extensiva. 

4º quartel – Na cor verde representando nossa agricultura. 

Escudeto em circulo no centro do escudo – Ao centro contém uma estrela em branco representando a sede do município, e a imagem da Serra dos Montes de São José, com o sol brilhando em amarelo. Ainda no círculo, escrito em preto sob a cor amarelo ouro, está a data da emancipação do município 29 DE OUTUBRO DE 1912. Separando a inscrição dos desenhos do centro está um anel em vermelho para dar destaque a grande vitória que foi nossa emancipação. 

Lístel Vermelho – Contém o nome do município CAMPO DO BRITO em branco.

por William Vinícius.

Nenhum comentário